História da Imagem do Senhor Bom Jesus do Livramento

                                                 Liberdade  -  Sul de Minas

A cidade de Liberdade, é cortada pelo Rio Grande, e está localizada no alto da serra da Mantiqueira.

A vida em um arraial, no topo da montanha, no século XVIII não era fácil, e apenas a fé poderia confortar as grandes aflições que as atormentavam.

Os padres jesuítas, em sua missão de catequese, constroem a ermida do Senhor Bom Jesus do Livramento, ainda na primeira metade do século XVIII ;com paredes de pedra e coberta de sapê, abriga uma pequena imagem do Senhor Bom Jesus, trazida de Portugal, com cerca de 30 cm de altura e preservada até os dias de hoje. Em volta dessa capela, as pessoas começaram a se fixar, dando origem a um povoado.  


 

                                                                                Visão Total da cidade de Liberdade                                                                      Igreja Matriz  

                                                                                               Fotos 13/09/2004                                                         Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento


Conta a tradição, que a população começou a buscar uma nova imagem do Senhor Bom Jesus, de maiores dimensões ; não era tarefa muito fácil, na época, estas imagens eram esculpidas por raros artistas, e levavam tempo, e recursos que não havia.

Certo dia, surge no povoado, um velho e desconhecido peregrino; ninguém sabia de onde ele vinha e quais eram seus objetivos. Tomando conhecimento dos desejos do povoado, ele se oferece para fazer a imagem; perguntado pelo preço e condições, o homem respondeu que poderiam pagá-lo como puderem, de acordo com o êxito que obtivesse. Disse que precisava de apenas, uma peça de madeira, e ferramentas de carpinteiro, e um local fechado, onde ele pudesse trabalhar, sem ser incomodado. Imediatamente os habitantes concordaram, lembraram, que em uma fazenda próxima, havia uma belíssima árvore que serviria para a confecção da imagem, era um grande cedro; que nem mesmo as queimadas para o plantio das roças, conseguia atingir a imponente árvore; parecia um milagre, o fogo queimava ao seu redor, e quando se aproximava, ia se consumindo,se apagando. Os moradores reuniram-se e derrubaram a grande árvore, e a deixaram em frente a uma capelinha. Conforme o acordo; afastaram-se todos, e o homem trancou-se na oficina improvisada, passou o primeiro, o segundo dia; sem que ele desse qualquer sinal de vida; as pessoas começaram a estranhar, ele não havia pedido água, nem alimento e não se ouvia nenhum barulho. No terceiro dia, preocupados com a possibilidade que o velho pudesse ter morrido; bateram na porta; e nada; nenhuma resposta. Os moradores foram falar com o vigário, e decidiram arrombar a porta. Na ocasião, o acordo já não mais importava, derrubada a porta, a preocupação de todos terminou em assombro. Não havia ninguém; mas no centro do quarto vazio, estava, do tamanho natural de um homem, e com grande expressão de dor; uma das mais belas imagens de nosso Senhor Jesus Cristo, já encontradas. E todos perguntavam, quem era aquele velho? De onde vinha? Porque sumiu? e..., alguém no meio disse: Deve ter sido São José, e... a partir daí, ficou oficializado, segundo a tradição, que foi São José que veio a esse povoado, fazer a imagem do seu próprio filho.

    

A imagem do Senhor Bom Jesus do Livramento, deixada pelo velho peregrino, encontra-se hoje, no Santuário Basílica Senhor Bom Jesus do Livramento, na cidade de Liberdade, Sul de Minas Gerais; com 1,90 de altura, a imagem do Senhor Bom Jesus, impressiona muitos estudiosos e a todos, por sua tamanha perfeição e admirável expressão de dor. 

Sobre o tronco de onde foi extraída a madeira para a construção da imagem; local hoje, conhecido como vargem da imagem; foi construída em 1.928 uma outra capela, onde permanece até hoje, a raiz do grande cedro onde foi esculpida a imagem do Senhor Bom Jesus do Livramento.


                      

          Igrejinha da Vargem da Imagem ( foto original arquivo) 

   Local onde está a raiz do cedro que foi esculpida a imagem do Bom Jesus


  Com o aparecimento da imagem; foi escolhida uma data, de 12 a 14 de setembro, para comemoração e louvor ao Senhor Bom Jesus do Livramento. Durante esses dias, a cidade de Liberdade, recebe cerca de 50 mil romeiros e turístas, que vão pedir e agradecer graças recebidas ao Senhor Bom Jesus.

   

                                                                                                                                       © copyright 2003-2020  : Liberdade -MG
                                                                                                                                                                                Todos os direitos reservados
 

                                                                                                                                           <<< Voltar